Entrar com o Facebook
Recuperar Senha Cadastre-se

Perfil -Sair

Perfil - Sair

Aproveite para fazer intercâmbio nas suas férias.

Nathalia Amorim |

Você é uma daqueles milhares de pessoas que sempre sonhou em fazer um intercâmbio, mas não pode, ou não quer jogar tudo para o alto e viver fora do país? Viajar nas férias pode ser uma opção econômica e muito proveitosa.

A grande dúvida é: Vale a pena fazer um intercâmbio de apenas 4 semanas? Essa também era a pergunta que não saía da minha cabeça, saber se apenas 1 mês de intercâmbio cultural seria tão eficiente quanto os de maior duração.

Após três experiências desse tipo, posso afirmar que tudo depende. Quais são seus objetivos? Qual é o seu nível no idioma?

Com certeza essa é uma oportunidade de enriquecer seu currículo, mas acredito que os resultados são melhores para aqueles que já têm um nível pelo menos intermediário e precisam “desenrolar a língua”, ou melhor, desenvolver sua fluência no idioma em pouco tempo, perdendo assim o medo que tanto nos apavora na hora de transformar o estudo em prática.

De forma alguma quero dizer que não seja uma experiência válida para quem está começando, muito pelo contrário, é uma excelente forma de começar sem medo, porém, os resultados são mais perceptíveis quando você precisa apenas lapidar alguns pontos, do que aprender de tudo.

A grande vantagem desse tipo de intercâmbio é conseguir realizá-lo durante as férias escolares, ou de trabalho. Não sendo necessária uma mudança drástica de rotina, ou um orçamento muito alto.

Em meu primeiro intercâmbio para o Canadá, aproveitei as 4 semanas que tinha disponíveis para fazer um curso intensivo, no qual tinha aulas durante quase todo o dia. A escolha foi muito interessante, pois a escola oferecia aulas de gramática, pronúncia e vocabulário de acordo com o meu nível em cada um desses quesitos. Além disso, eles organizavam várias atividades/passeios extraclasse, onde eu conseguia treinar tudo o que aprendia.

Cabe ressaltar que para ter um melhor resultado, é fundamental que o aluno aproveite sua vivência fora da sala de aula. Evitar falar em seu idioma nativo e conviver, imergindo na cultura do outro, são fundamentais para o sucesso da sua viagem.

A dica mais importante é: Não deixe de fazer um intercâmbio por falta de tempo, ou mesmo de recursos financeiros! Pesquisando você pode encontrar muitas opções que se adaptam à sua disponibilidade

Comentários

Click aqui para Comentar

Voltar

  • Entrar com o Facebook

  • Fazer Login

  • Cadastre-se

Voltar